TopBarBannerDesk
TopBarBannerMobile
Você esta em:

Carrinho

Seleção de

Acessórios Pintura Preparação

Escolher a tinta perfeita pode ser um desafio na hora de construir ou reformar. Isso porque, hoje em dia, há uma variedade de cores e marcas disponíveis no mercado. A primeira coisa que você precisa ter em mente na hora de comprar tintas é se a pintura vai cobrir uma área interna ou uma área externa. Isso é importante porque cada tinta possui um tipo de acabamento e suas próprias características que, com certeza, vão influenciá-lo na hora da compra.

Tintas látex, ou tintas látex PVA, são solúveis em água, possuem baixo odor e secagem rápida. Ela é recomendada para pintar paredes internas e áreas secas que não necessitam de manutenção constante. Outra característica muito legal dessa tinta é o seu rendimento. Para obter uma boa cobertura, basta aplicar 2 ou 3 demãos e pronto. Mas, atenção: por se tratar de uma tinta um pouco porosa, evite usar materiais rústicos, como buchas, para a sua limpeza. Vale lembrar que tintas látex não são resistentes à luz do sol, então nada de escolher ela para áreas externas, combinado?

Se você quer deixar a parede do jeitinho que sempre sonhou com menos demãos, as tintas acrílicas são opções ideais. Elas são solúveis em água e possuem outra característica super especial: a secagem rápida. Você pode comprar tinta acrílica se quiser pintar áreas externas ou áreas sujeitas à umidade, como cozinhas e banheiros.

E tintas laváveis? Elas também são solúveis em água e possuem fácil aplicação e alta impermeabilidade. Podem ser utilizadas na cobertura de quartos, cozinhas e ambientes com animais. A super lavável possui ação anti manchas que remove facilmente resíduos de café, chocolate, batom e mostarda, por exemplo. A tinta esmalte, por sua vez, é indicada para a cobertura de ferros e madeiras, formando uma película protetora depois que seca. Se você quer pintar portões e janelas, a tinta esmalte é ideal, mas é bom ficar atento porque ela pode criar bolhas que se desprendem da superfície caso não faça a devida reparação.

Ainda existem as tintas epóxis, que são duráveis e resistentes como nenhuma outra. Elas são tão aderentes que dá para usá-las em azulejos e metais. Porém, essas tintas são mais indicadas para galpões, postos de gasolina, estacionamentos e em grandes projetos, como indústrias (base solvente).

Existe também a versão à base de água que pode ser usada dentro de casa. A sua aplicação exige equipes especializadas porque precisa ser diluída em solventes sintéticos. A epóxi também tem maior resistência à abrasão e produtos químicos, podendo ficar em contato direto com a água.

Além de definir o tipo de tinta, também é importante entender os tipos de acabamentos disponíveis e suas características.

O acabamento fosco é indicado para minimizar imperfeições em paredes porque não possui brilho, no entanto, tintas foscas geralmente são mais difíceis de limpar.

O acabamento semibrilho é mais resistente e fácil de limpar, mas cuidado: ele é sensível às imperfeições da superfície. Por fim, o acabamento acetinado possui boa resistência e acabamento mais sofisticado e sua limpeza pode ser feita apenas com um paninho úmido.

Depois de definir o tipo de tinta e o acabamento, chegou a hora de escolher os acessórios para realizar a pintura da parede. Por isso, você também pode precisar de itens como bandejas, fitas, lixas, fitas, pincéis, rolos, corantes, adesivos e colas. Mãos à obra?

 

Qual a diferença entre massa acrílica e massa corrida?

Essa é uma das dúvidas mais comuns durante o processo de nivelamento da superfície antes da pintura. A massa corrida é ideal para ambientes internos que não são suscetíveis à ação do tempo. Já a massa acrílica, por sua vez, é resistente à umidade e é indicada para áreas externas, como cozinhas, lavanderias, banheiros, fachadas e áreas de serviço em geral.

Normalmente são necessárias duas demãos de massa para que o trabalho fique perfeito. A primeira demão corrige possíveis imperfeições e a segunda demão defeitos menores que sempre ficam na parede.

O tempo de secagem da massa acrílica ou da massa corrida pode variar entre duas e três horas dependendo do tipo de ambiente. Lembrando que a superfície deve estar limpa e sem poeira antes de assentar a superfície, combinado? Por fim, se você precisar selar ou eliminar pequenas fissuras ou até mesmo recuperar áreas danificadas, também poderá precisar de solventes e removedores.

 

Tintas para parede: qual a melhor para área externa?

Escolha produtos que sejam resistentes às intempéries do dia a dia, como maresia, sol e chuva, por exemplo. A escolha de uma tinta inadequada pode resultar em paredes descascadas e desbotadas.

De uma maneira geral, tintas acrílicas emborrachadas são indicadas para muros e fachadas, assim como tintas acrílicas laváveis. Elas podem ter acabamento acetinado, que conferem brilho à superfície, ou acabamento fosco, que possui efeito mate e é mais discreto.

Outro tipo de tinta indicada para áreas externas é a tinta esmalte. Ela é ideal para a cobertura de superfícies como azulejos e madeiras.

 

Como pintar parede com textura?

Texturas trazem sofisticação, elegância e beleza a qualquer cômodo. Existem muitas maneiras de pintar a parede com textura. Isso porque cada desenho possui as suas especificidades.

O cimento queimado, por exemplo, se tornou um dos queridinhos e caiu no gosto popular. Você também pode inovar com desenhos geométricos, chapiscos, grafiatos, linhas, listras…

Para colocar a mão na massa, não deixe de comprar pincéis achatados para texturização. Ele é legal porque ajuda até os mais inexperientes. Em volta da parede que vai receber a textura, delimita a região com fita crepe e verifique se existe alguma sujeira, poeira ou mancha sobre a superfície. Se sim, é hora de lixar a parede.

Depois do lixamento, passe as camadas de tinta com um rolo até obter o tom desejado e, logo em seguida, aplique a textura com o pincel ou outro objeto de efeito. Você pode precisar de uma desempenadeira de aço para deixar a aplicação mais uniforme. Pronto. Depois aguarde 24 horas para obter o efeito escolhido.

Lembrando que tintas acrílicas e rolos fabricados a partir de espuma rígida são os mais indicados para esse processo, combinado?

TINTAS

Seleção de

Acessórios Pintura Preparação

Produtos encontrados: 47 Resultado da Pesquisa por: em 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 47 Resultado da Pesquisa por: em 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar