Você esta em:

Carrinho

Portas e janelas são essenciais na composição de qualquer projeto arquitetônico. Como elas não são trocadas com tanta frequência, precisam ser escolhidas com atenção para que atendam totalmente às necessidades da reforma ou construção.

Como o mercado conta com uma variedade de opções à sua disposição, antes de fazer a sua escolha, analise o ambiente que as portas e janelas serão instaladas. Portas largas são indicadas para áreas de entrada e/ou áreas externas porque favorecem o fluxo de pessoas e o transporte de móveis e outros objetos. Já para áreas internas, você pode optar por portas mais estreitas.

Em relação às janelas, um aspecto importante a ser considerado é a capacidade de iluminação que ela proporciona. O tipo de abertura também pode influenciar diretamente no desempenho da peça.

As esquadrias mais comuns são as portas de giro, que podem ser abertas individualmente; de correr, que são movidas para o lado; “maxim-ar”, que abrem para fora e para cima; e portas pivotantes, que, quando abertas, proporcionam o ganho de espaço e giram em torno de um eixo vertical.

Outras portas e janelas disponíveis incluem a do tipo “vai e vem”, que possuem um mecanismo de molas e duas folhas que são instaladas no meio do batente; e basculantes, que geralmente são instaladas em garagens e, quando acionadas, atingem a posição horizontal.

Além do ambiente, antes de comprar portas e janelas, também analise se elas possuem conforto acústico e conforto térmico. Outro aspecto a ser considerado diz respeito à entrada da luz. É preciso ter cuidado para que o ambiente não fique superaquecido. Por isso, antes de instalá-las, oriente sua abertura na direção dos ventos predominantes.

Para garantir um lar mais seguro, também não deixe de garantir fechaduras e travas. Fechaduras para portas permitem deixar qualquer cômodo trancado. As de entrada possuem duas maçanetas.

As de travamento oferecem máxima segurança e são operadas manualmente com uma chave, alavanca ou botões. Elas são ideais para portas de madeira ou metal.

Ainda existem outros tipos de fechaduras, como as de superfície ou trinco, indicada para banheiros, quartos e escritórios; as de papagaio, para portas corrediças, internas e externas; e eletrônicas, que usam sistemas de biometria, controle remoto ou senha.

Já as travas, fabricadas a partir de ferro ou aço, são mecanismos de proteção que impedem que portas e janelas sem abram. Elas geralmente são associadas às fechaduras, mas também pode ser utilizadas de maneira individual.

Portas e Janelas: tipos de materiais

Madeira

Esquadrias de madeira são versáteis e sofisticadas. Os modelos de portas podem variar conforme o tipo de madeira, tipo de folha e estrutura interna. O principal ponto de atenção diz respeito à necessidade de aplicação de verniz de maneira periódica e suscetibilidade ao ataque de cupins.

Alumínio

Esquadrias de alumínio são fáceis de instalar, são leves e duráveis, e têm sido cada vez mais usadas nos mais diversos tipos de projetos. A desvantagem fica por conta do baixo isolamento térmico e acústico.

PVC

Portas e janelas de PVC possuem como características principais a alta resistência, durabilidade e facilidade de manutenção. Alguns fabricantes trabalham somente por encomenda, já que elas não são tão comuns quanto as duas anteriores.

Vidro

Portas e janelas de vidro são capazes de integrar ambientes internos e ambientes externos sem interferirem muito na decoração do cômodo. Conhecidas como “blindex”, elas fornecem grande passagem de luz e ventilação.

Ainda existem portas e janelas de vidro duplo, que tornam o cômodo ainda mais elegante e moderno. Elas são constituídas por duas chapas de vidro separadas por uma câmara de ar e, por isso, garantem excelente isolamento acústico.

Ferro e Aço

Portas e janelas de ferro ou aço são bem tradicionais. Elas são opções econômicas e resistentes, mas que demandam manutenção constante para evitar corrosão e ferrugem. Por esse motivo, não devem ser usadas em regiões litorâneas.

Qual o melhor tipo de porta para o quarto?

Essa resposta é bem relativa e vai depender de dois fatores importantes. O primeiro é a decoração do ambiente e o segundo é o espaço disponível. Também é necessário refletir sobre a resistência e acessibilidade do produto.

A porta de correr é um dos modelos mais escolhidos e combina bastante com quartos que possuem pisos vinílicos ou laminados. Como elas não ocupam muito espaço, também são indicadas para ambientes integrados.

A porta de abrir também pode ser uma opção moderna e atraente. Se você escolhê-la, vale investir em materiais como madeira e alumínio. Existem algumas versões decoradas e outras mais cleans, ideal para quartos intimistas.

Busca uma porta acessível? A porta sanfonada, com certeza, é a melhor alternativa para o seu cantinho. Ela é produzida a partir de plástico e encolhe quando aberta.

A porta veneziana, por sua vez, é indicada para quartos com sacadas pois permite a entrada de ar e iluminação natural. Se a porta do seu quarto tiver saída para alguma área externa, é interessante impermeabilizá-la. Assim, você aumenta a sua vida útil e ela fica protegida contra chuva e sol que podem provocar rachaduras.

Por fim, a porta pivotante também é um modelo interessante para quartos. O seu mecanismo de abertura é feito através de pivôs instalados na parte inferior e superior da porta. Os pinos servem para fixá-la verticalmente, no chão e no batente.

Qual a melhor porta para a cozinha?

Portas para cozinha devem ter boa durabilidade e, principalmente, imunidade às sujeiras e cupins. Os materiais mais recomendados são PVC, madeira, vidro e alumínio. O PVC é um material que possui excelente custo-benefício, é resistente, sustentável e suporta umidade.

A madeira exige manutenções constantes, mas são portas super resistentes. Se você optar por esse material para sua cozinha, é importante verificar o verniz e a pintura da esquadria sempre que possível. Portas de alumínio possuem baixo custo e são resistentes à umidade.

A sua cozinha também pode ficar bonita com portas de vidro. Ela será a sua melhor escolha se você é daqueles que não abre mão de uma cozinha moderna, funcional e bem iluminada. Se você deseja ter mais privacidade, pode optar por uma porta de vidro fosca. Ela é fácil de limpar caso esteja suja ou engordurada.

Portas para banheiro: como escolher?

O banheiro é um ambiente que acumula calor e umidade e, por isso, a porta para esse cômodo deve ser bastante resistente. Antes de fazer a sua escolha, leve em conta a cor, material e, principalmente, o design da esquadria. Ela deve harmonizar com a decoração dos pisos e também do mobiliário.

Portas de correr são uma boa opção para banheiros maiores, em especial suítes. Portas dobradiças são as mais tradicionais. Banheiros pequenos pedem portas sanfonadas porque não ocupam tanto espaço.

Em relação ao tipo de material da porta para o seu banheiro, a madeira é uma das matérias-primas mais indicadas porque é resistente à umidade. Ela é considerada curinga porque, além do banheiro, vai bem em outros tipos de ambientes. Banheiros também podem pedir portas em MDF (madeira composta de cera, resina e fibras que pode apresentar diferentes densidades) e portas de alumínio.

Faça o possível para evitar contato da porta do seu banheiro com a água e, para conservar a sua durabilidade, envernize-a sempre que possível.

Manutenção e limpeza

Você sabia que cada tipo de porta e janela demanda um tipo de limpeza? Portas e janelas de madeira podem ser higienizadas com flanelas e produtos específicos para madeiras. Portas e janelas de aço ou alumínio podem ser limpas com água e sabão neutro.

Jamais utilize produtos químicos, como soluções ácidas ou solventes. A sua aplicação pode propiciar o aparecimento de manchas e tornar a superfície sem brilho e opaca. Você também deve dar atenção à manutenção de dobradiças e fechaduras.

A dica é usar um pano macio e umedecê-lo com álcool 70%. Depois aplicar sobre as peças. Essa substância é útil para a limpeza geral das fechaduras e também atua na remoção de vírus e bactérias.

Não utilize produtos abrasivos como grafite em pó, solventes, removedores e palhas de aço para essa atividade. Essas substâncias podem danificar e diminuir a vida útil das peças.

Portas de vidro merecem atenção especial em relação à manutenção e limpeza. Quando não higienizadas corretamente, o vidro tende a ficar opaco, comprometendo a aparência geral do ambiente. Use produtos específicos para vidro ou, se preferir, água, sabão ou detergente neutro.

A limpeza dos trilhos também deve ser realizada periodicamente para evitar o acúmulo de poeira. Recomenda-se, também, apertar os parafusos sempre que houver necessidade

PORTAS E JANELAS

Seleção de

Janelas

Produtos encontrados: 140 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 140 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar