Você esta em:

Carrinho

Materiais hidráulicos são essenciais para o abastecimento, distribuição e escoamento da água e esgoto em qualquer casa ou estabelecimento comercial. Investir em peças de qualidade é fundamental para a sua segurança e evitam dor de cabeça no futuro.

Para o transporte de água e esgoto pelo imóvel, canos e conexões hidráulicas são essenciais. Eles geralmente são fabricados a partir de PVC e possuem duas classificações: soldável e roscável.

O mercado conta com canos de polipropileno, material capaz de suportar altas temperaturas e indicado para sistemas de chuveiro a gás, canos de policloreto de vinila, que são instalados por sistemas de solda, e canos de PEX, indicados para sistemas complexos de distribuição de água.

Além dos canos, os tubos também são outro material hidráulico que não pode faltar e são peças cilíndricas ocas por dentro. Você pode encontrar tubos feitos de cobre, aço galvanizado, cerâmica e até ferro fundido.

Tubos marrons são utilizados para fazer o abastecimento e distribuição de água fria até as torneiras e chuveiros.

Tubos brancos são fáceis de desmontar e são indicados para pontos que precisam de manutenção frequente. Ainda existem alguns modelos específicos para esgoto e água pluvial que têm diâmetros maiores, mas não suportam grande pressão. Tubos de cobre ou latão contam com excelente eficiência térmica e durabilidade e, por isso, são excelentes para a instalação de água quente.

Quando se pensa em tubos, é quase impossível não lembrar dos registros hidráulicos que são equipamentos responsáveis por abrir, fechar ou controlar o fluxo de água. Existem dois tipos de registros: o registro de pressão, que controla o fluxo da água apenas em um determinado ponto, e o registro de gaveta ou de esfera, que é aquele que fica na parede e você mexe de vez em quando em caso de vazamentos, por exemplo.

Para o encaixe perfeito do registro, não deixe de garantir um acabamento para registro. Antes de comprar o seu, verifique a quantidade de estrias que a peça instalada na parede possui.

Se você enfrenta problemas de pressão e volume de água, talvez deva comprar pressurizadores de água. Esse equipamento é uma espécie de bomba que trabalha para possibilitar uma maior vazão nos pontos de consumo, como torneiras e chuveiros. Existem vários tipos de pressurizadores, mas os mais comuns são aqueles que são ativados quando tem queda de pressão na tubulação e que desliga quando a força é reestabelecida.

Visando garantir o correto escoamento da água e evitar inconvenientes, aposte em ralos e grelhas. Eles podem ficar localizados nas bacias das pias e dentro do box do banheiro, por exemplo. O ralo sanfonado é indicado para cozinhas e banheiros e o ralo seco para áreas externas. Já as grelhas protegem a entrada do ralo ou do bueiro, além de valetas. São fabricadas em alumínio, PVC ou inox.

O sistema hidráulico do seu banheiro também vai precisar de caixas de descarga, que são equipamentos que permitem regular a quantidade de água a ser utilizada para fazer a limpeza do vaso sanitário após o uso. A caixa de descarga acoplada fica em cima da louça. O sistema é acionado a partir de botões, cordinhas ou alavancas.

Já a caixa de descarga embutida é mais moderna, higiênica e segura. Para a sua instalação usa-se o mesmo ramal do chuveiro, do registro e da torneira. Ela é silenciosa e possui fácil manutenção.

Ainda em relação ao escoamento da água, outra peça fundamental é o sifão. Ele escoa água e resíduos para a caixa de gordura, evitando que gases e odores do esgoto retornem para a tubulação. O sifão pode ser simples ou duplo e geralmente recebe acabamento em PVC ou metal cromado.

Além do sifão, a válvula também é outro material hidráulico obrigatório em qualquer residência ou estabelecimento comercial.

Ela também é conhecida como ralo de pia e é responsável pelo escoamento da água que as cubas da cozinha recebem quando lavamos alimentos e louças em geral. Estão disponíveis em versões de metal ou plástico.

Se você é daqueles que não mão de uma água sempre quentinha, aposte em aquecedores de água. Existem vários tipos de aquecedores disponíveis no mercado e eles se diferenciam em relação ao consumo, capacidade e dimensão. Aquecedores de passagem são pequenos e aquecem imediatamente a água que passa pela alimentação. Já aquecedores por acumulação se assemelham a um grande cilindro e fazem a água chegar mais rapidamente ao seu ponto de uso.

Para garantir a completa instalação do sistema hidráulico da sua casa, também não deixe de ter em mãos acessórios como fita veda rosca, canoplas, espudes, bocais de enchimento, difusores e buchas.

 

Dicas para não errar na compra de materiais hidráulicos 

É muito importante ter total atenção aos materiais hidráulicos que você está comprando. A primeira dica pode até parecer óbvia, mas precisa ser reforçada sempre que possível: escolha sempre materiais de qualidade, afinal, o barato pode sair caro no futuro. Dê uma pesquisada na internet e confira as avaliações dos usuários acerca das marcas.

Outra dica importante é escolher um bom profissional para realizar a correta instalação hidráulica do sistema. Um encanador é o melhor investimento que você poderá fazer porque até os pequenos detalhes podem influenciar, e muito, no projeto, seja ele qual for.

Por exemplo: a altura da caixa d’água pode fazer muita diferença na hora da escolha da ducha do banheiro ou de áreas externas. Além disso, sem a ajuda de uma pessoa que realmente entenda do assunto, você pode correr sérios riscos de ter problemas de dimensionamento, folgas ou erros de encaixe das peças.

Ao navegar pelo site da Carajás, é importante conferir, detalhadamente, todas as especificações técnicas de cada peça. Essa é uma atividade um pouco trabalhosa, mas fundamental. Você só precisa investir no que realmente precisa.

A última dica de ouro é não economizar com registros. Isso mesmo. Essas peças são salvadoras na hora que uma torneira quebra, afinal, ninguém gosta de ver a casa se transformar em uma piscina não é mesmo? O ideal é que se tenha, pelo menos, três registros em uma residência e eles devem ser distribuídos em três espaços principais: banheiro, cozinha e área de serviço.

 

Tipos de torneiras: como escolher a sua?

Pode até parecer algo simples, mas escolher o melhor tipo de torneira para cada ambiente nem sempre é uma tarefa fácil. Isso acontece porque existem várias opções e modelos no mercado. Antes de comprar a sua, primeiro avalie o cômodo que vai recebê-la: se ela vai ser instalada em um banheiro, cozinha ou área externa, por exemplo. Também é importante ter em mente que a torneira precisa se adaptar às medidas da cuba.

Banheiros podem pedir torneiras de parede ou torneiras de mesa. Torneiras de parede não ocupam tanto espaço na bancada e são ideais para banheiros pequenos. Ela é uma das mais comuns do mercado. Já a torneira de mesa pode ser usada em conjunto com cubas de embutir, sobrepor ou de apoio.

Torneiras de cozinha podem ser do tipo convencional, que contam com apenas um registro que controla a saída de água; multitemperatura, que possuem variações pré-estabelecidas de temperatura e, por isso, disponibilizam água quente que é muito interessante para desengordurar panelas; torneiras com filtro que garantem economia na conta do fim do mês porque permitem filtrar a água para consumo, eliminando o cloro e deixando o líquido o mais puro possível.

O mercado ainda disponibiliza torneiras automáticas, capazes de reduzir o desperdício já que possuem um timer que controla o tempo de abertura do produto. Esse tipo de torneira é mais usada em ambientes públicos e comerciais.

Em relação ao tipo de material da torneira, geralmente, elas são fabricadas a partir de metal ou plástico. As torneiras de plástico são mais baratas e encontradas na cor branca, mas não possuem tanta durabilidade. Já as torneiras de metal contam com excelente acabamento e combinam bem com os mais diversos tipos de ambientes.

MATERIAIS HIDRAULICOS

Seleção de

Tubos e Acessórios

Produtos encontrados: 43 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 43 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar